

Cartomancia

Cartomancia
Lei do Mentalismo
"O Todo é Mente; o Universo é mental."
Nós podemos descobrir um pouco do que é o Pensamento Divino quando exercitamos nossa habilidade de pensar e de criar coisas com a mente. A nossa habilidade mental de criar e transformar um Templo Astral por exemplo, é um dom herdado dessa mente universal da qual fazemos parte. Nós pensamos e criamos como Deus.
O Tarot é uma ferramenta milenar utilizada desde o Antigo Egito. Porém, a maioria dos baralhos que utilizamos hoje surgiram apenas no final da Idade Média e eram usados principalmente por bruxos e ciganos, que eram contratados constantemente pela realeza e pela nobreza Europeia. Os primeiros baralhos de Tarot foram feitos com base no Ocultismo e na Astrologia, e em estudos e observações das pessoas. Hoje existem milhares estilos de baralhos diferentes pelo mundo, mas todos respeitam e preservam toda a psique humana em suas cartas, cada baralho com uma nova interpretação. Isso também foi um dom hernado da Mente Universal. Os baralhos funcionam como uma extensão de nossa mente. Se sua mente estiver ligada com as cartas, elas fornecerão o entendimento que você busca. É claro que para se aprofundar mais na interpretação, o magista precisará ter as chaves dos que criaram o Tarot: O estudo do ocultismo e seus símbolos; o estudo da astrologia; o estudo da numerologia; estudo da cabala; estudo do Hermetismo.
Há diversos livros de sobre o Tarot nas livrarias e Sebos por todo o mundo. Hoje em dia é fácil adquirir um destes livros que já explique sobre o tarot e sobre todas as suas disciplinas listadas acima, porém, o treinamento da observação das cartas é a etapa mais importante do estudo e peça chave para o entendimento do todo. As vezes um passeio de ônibus pode te fazer entender uma questão que nenhum tarólogo jamais faria. O segredo é observar e analisar, seja uma carta de tarot, seja uma árvore na rua, um carro parado... Para a mente, tudo é significativo. Basta fazê-la observar.
Tarot New Vision - O Arcano I - O Mago

O Arcano número I apresenta as cartas do Baralho New Vision causando um espanto em quase todos os conhecedores do famoso Tarot de Waite e também de praticamente todos os baralhos modernos, que ilustram as mensagens de todas as cartas do baralho com ricos detalhes de significado esotérico.
Pela primeira vez vemos no tradicional Tarot de Waite(1910) uma edição moderna e elaborada com uma perspectiva atual e divertidamente sincera desta Era de Aquário.
O Mago - Arcano Maior I
Seria então o antigo Arcano I um impostor? É neste ponto que QUASE nos assustamos com a nova representação do que "o Homem veio a se tornar".
Nós tiramos o véu da magia e descobrimos que o mago conta não só com a ajuda do primata (força animalesca do Homem) mas com a própria atenção que seu manto vermelho provoca nas pessoas(ação, ímpeto) por chamar atenção para si e desviar os olhares para os bastidores abaixo dos arbustos sob a mesa(vitalidade, capacidade de arriscar e encarar as consequências). As ações do Mago são guiadas por uma mente ágil e por um completo aperfeiçoamento psicológico. Ele encara o mundo esbanjando vigor e um intelecto poderoso. O mago causa fascínio e ao mesmo tempo provoca dúvidas. Porém não cabe a nós julgá-lo, afinal, nós SOMOS ele. Devemos analisar nossas potencialidades e objetivos, e ao mesmo tempo ponderar sobre nossos limites e sobre todas as consequências de nossos atos.
Tarot New Vision - O Arcano X - A Roda da Vida

A Roda da Vida
"Que o poderoso mostre piedade ao suplicante. Que olhe e medite no longo do caminho da vida. Porque as riquezas giram como as rodas de um carro, chegando ora a uns, ora a outros. O mendigo de hoje é o príncipe de amanhã, e o principe pode voltar a esta terra nos andrajos de um mendigo..." - T. Rampa
Quando uma porta se fecha, outra se abre. Esta parece ser a mensagem principal deste Arcano Maior, porém, a verdadeira mensagem acaba passando desapercebida, imersa na névoa da aceitação e do comodismo. O que A Roda da Vida expressa é justamente o ato do ser Humano continuar encarando a porta fechada enquanto aquela nova fica invisível a ele. A atenção no lugar errado é o que tira o foco do novo caminho.
O décimo Arcano Maior nos indica que novos caminhos são abertos o tempo todo. Ele revela que embora uma nova porta se abra, nós devemos ter Vontade de atravessá-la. Mas nosso mundo é implacável, e quando se trata deste plano físico, só a nossa Vontade não é o bastante para cruzar as portas e desbravar os novos caminhos. Nossa raça evolui constantemente, fisicamente e mentalmente, e é exatamente por isso que não tem vez neste plano quem não luta, quem não corre atrás daquilo que precisa. A chave para girar a Roda da Vida pode ser resumida em uma palavra que não por coincidência, também expressa a essência do Ser Humano: Aperfeiçoamento.
Tarot New Vision - O Arcano XV - O Diabo

O Arcano XV - O Diabo
Tudo que é benéfico para nós não pode ser forçado. Nada que nos acorrentamos nos deixa progredir mais do que o limite da força e do comprimento das correntes. O Arcano XV - O Diabo nos passa a mensagem de que nossa raça as vezes acaba sem perceber vivendo num labirinto de vicissitudes. Isso quer dizer que instintivamente nós nos acorrentamos aos vícios, as limitações, e as amarguras da vida. O poderio que este Arcano Maior ostenta é a força e a sabedoria inabalável(tacape em chamas), o controle sobre o espírito(grandes asas), e o controle sobre a Vontade(os dois seres humanos acorrentados).
Todo esse poderio parece estar acima de nós, pois sempre nós vamos nos ver no lugar dos cativos, porém, a carta somente mostra que tais poderes são destinados a nós mesmos, e que tudo que nos prende e nos amedronta é justamento o que nos separa de tais qualidades. Para nos livrarmos de nossas correntes e alcançarmos todas as bençãos destinadas a nós, devemos primeiramente entender e assumir todos os nossos vícios e nossos próprios defeitos. A Iluminação está e sempre estará no fim de nossos caminhos. Basta seguir as luzes!